INSS

Mantenha-se informado com as nossas publicações de artigos jurídicos.

Dicas para aposentadoria

30/03/2017 | INSS | Admin
Blog Image

A reforma da Previdênciária é algo para ficarmos atentos, o que também nos deixa bastante preocupados. Vamos tratar aqui de 3 dicas para que você possa se aposentar com maior facilidade. Não perca os seus direitos.

1 – Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)

Solicite e verifique o seu CNIS, este é o documento onde constam todas as contribuições feitas pelo trabalhador durante a sua vida trabalhista. O INSS se baseia neste documento para determinar a sua aposentadoria.

É necessário que seja feito um agendamento para a consulta do CNIS, podendo ser feita de dois modos:

- Telefone 135 da Previdência Social
- Site do INSS

O segurado irá receber uma senha do INSS para que ele tenha acesso à sua consulta online. Podendo sempre conferir a sua situação a qualquer momento.

Correntistas do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal também poderão fazer esta consulta por meio destas instituições.

Junto de seu CNIS também é necessário que o trabalhador compare com a sua CTPS, verificando os períodos de trabalho se estão inseridos corretamente no documento.

2 – Cuide de seus documentos para que eles permaneçam em bom estado

Se houver algum erro no seu CNIS, outro documento deverá ser consultado para comprovar o tempo de contribuição. É fundamental ter a sua Carteira de Trabalho e os PPPs (Perfil Profissiográfico Profissional), por exemplo, bem conservados. Desta forma a aposentadoria pode vir mais cedo.

3 – Profissionais Autônomos e Facultativos devem ter sua atenção redobrada

Profissionais contribuintes como autônomos ou facultativos, a contribuição é de sua responsabilidade. Desta maneira, é imprescindível que os carnês de contribuição devam ser guardados. Caso haja erro no CNIS, os comprovantes de pagamento servirão para que consiga se aposentar mais facilmente.

Porém quando o autônomo presta serviço para empresas, a responsabilidade de contribuição é delas.

Seguindo estas 3 dicas simples você poderá ter mais facilidade na hora de se aposentar. Fique atento aos seus direitos, em caso de dúvida consulte sempre um advogado especializado.

Imagem: Designed by Asierromero


Admin
Author

Através dos anos conseguimos unir uma equipe qualificada e empenhada em garantir a promoção da justiça e proteção dos direitos do cidadão.


Comentários

Deixe um comentário

Categorias
Arquivos
Assine os nossos artigos

Escolha a(s) categoria(s) de maior interesse:





Preencha o formulário a baixo e receba gratuitamente os nossos artigos.

Ajuda?
Contato