INSS

Mantenha-se informado com as nossas publicações de artigos jurídicos.

Donas(os) de casa podem contribuir para o INSS com valor inferior

05/12/2018 | INSS | Admin
Blog Image

Donas (os) de casa podem contribuir para o INSS com o valor reduzido de 5% do salário-mínimo. Essa modalidade é exclusiva para homem ou mulher de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito da sua residência (dono de casa) e não tenha renda própria, enquadrando-se como segurados facultativos de baixa renda.

A alíquota normal é de 20% do valor da remuneração. Essa redução para 5% tem caráter social e visa garantir benefícios mínimos para segurados de baixa renda.

Para ter direito a essa alíquota de 5%, é necessário:

1. Não possuir renda própria de nenhum tipo (incluindo aluguel, pensão alimentícia, pensão por morte, entre outros valores);



2. Não exercer atividade remunerada e dedicar-se apenas ao trabalho doméstico, na própria residência;

3. Possuir renda familiar de até dois salários mínimos. Bolsa família não entra para o cálculo;

4. Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com situação atualizada nos últimos dois anos. A inscrição é feita junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.
Com essa forma de contribuição, o segurado terá direito a requerer a Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez, Auxílio-doença, Auxílio-acidente, Auxílio-reclusão e Salário-maternidade, sendo todos estes no valor de um salário-mínimo. Contudo, não poderá se aposentar por tempo de contribuição e nem poderá requerer a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) para fins de contagem de tempo recíproco, caso passe a ser contribuinte em regime próprio (passe a ser servidor público).

Caso o segurado decida usar suas contribuições como facultativo de baixa renda para obter a aposentadoria por tempo de contribuição ou a CTC, precisará pagar a diferença corrigida entre 5% e 20% (alíquota total).

COMO PAGAR: O pagamento deve ser realizado mensalmente, gerando a guia através do site do INSS ou comprando um carnê em papelaria e preenchendo manualmente com o código 1929.

Dica: Você está com dívidas no cartão de crédito? Tem dívidas com Bancos? Está com nome sujo? Trabalha muito e sempre continua endividado? Se você RESPONDEU SIM, para pelo menos uma dessas perguntas e esse investimento É PRA VOCÊ! Imagine você em uma praia bebendo um suco, água ou até mesmo um cerveja gelada, sem se preocupar com suas dívidas ou pelo menos se elas existem. Conheça o MÉTODO COMPLETO que te ensina como eliminar as dívidas e trabalhar sua mentalidade pra não acumular mais dívidas ou pelos menos que elas não atrapalhem sua vida. Quer se livrar das dividas? Clique aqui e tenha o melhor ano de sua vida!

Conteúdo por Bruna Campos – Advogada com atuação nas áreas trabalhista e previdenciária; Formada pelo Centro Universitário Santo Agostinho; Pós-graduanda pela Assembleia Legislativa do Piauí

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/donasos-de-casa-podem-contribuir-para-o-inss-com-valor-inferior/#.XAexKJxKjIV


Admin
Author

Através dos anos conseguimos unir uma equipe qualificada e empenhada em garantir a promoção da justiça e proteção dos direitos do cidadão.


Comentários

Deixe um comentário

Categorias
Arquivos
Assine os nossos artigos

Escolha a(s) categoria(s) de maior interesse:





Preencha o formulário a baixo e receba gratuitamente os nossos artigos.

Ajuda?
Contato