Oratória para advogados: dicas e técnicas para aprimorá-la

Quando se fala em oratória para advogados, logo associamos o tema ao discurso que esse profissional precisa realizar em um tribunal, no entanto, saber se expressar é uma necessidade que vai muito além dessa situação.

Esse profissional precisa saber dominar essa técnica, uma vez que, além de desenvolver a sustentação oral em juízo, em muitas ocasiões precisará se comunicar com qualidade, como, por exemplo, em:

  • entrevistas com seus clientes,
  • reuniões com parceiros,
  • negociações, etc.

A Grécia é considerada o berço da advocacia.

Por lá, viveram grandes oradores que possuíam excelente persuasão e retórica, como: Demóstenes, Péricles, Isócrates, Aristides, Temístocles, Sólon e muitos outros.

No século XXI, vivemos grandes desafios no que se refere a essa profissão, pois, além das crescentes complexidades das questões jurídicas, é incontestável que a oratória pode fazer a diferença na definição de um processo.

Para conhecer detalhes sobre a oratória para advogados, continue a leitura e conheça nossas dicas a esse respeito!

 

Dicas de oratória para advogados e estudantes de Direito

De acordo com o dicionário Oxford Languages, oratória é:

O conjunto de regras que constituem a arte do bem-dizer, a arte da eloquência; retórica.”

A oratória para advogados é fundamental na construção de uma carreira, por isso vale a pena conhecer e aplicar as 5 dicas que apresentaremos na sequência que o ajudarão a ter sucesso com relação a esse assunto:

 

Organize o tema que será debatido

Um dos maiores erros dos advogados está na falta de preparação e organização das ideias no período que antecede uma reunião ou audiência.

É preciso organizar o tema que será debatido, quando é indiscutível o conhecimento de causa e detalhes que deverão ser utilizados nos momentos adequados, portanto, sem conhecer ou estar devidamente preparado para o compromisso, a insegurança e o desconforto serão percebidos pelos demais presentes.

 

Entenda a oratória jurídica

A oratória para advogados precisa estar de acordo com o vocabulário jurídico, uma vez que essa prática eleva a precisão e a elegância em um discurso.

Para isso, é fundamental que algumas ações sejam realizadas visando ampliar esse conhecimento, onde se torna indispensável:

  • leitura de textos jurídicos,
  • avaliação de palestras e audiências,
  • prática de novos termos em situações reais,
  • estudo contínuo.

É importante lembrar que a dedicação na busca pela informação e conhecimento são fundamentais para o sucesso da carreira.

 

Invista em elementos-chave de comunicação

Os elementos da comunicação envolvem o emissor, o código, a mensagem, o canal, o receptor, o referente e o feedback.

Para que se possa alcançar os objetivos, é fundamental definir os objetivos a serem atingidos, a elaboração de um roteiro que tenha começo, meio e fim, além da utilização de exemplos reais para ilustrar os argumentos apresentados.

Para isso, é preciso criar um roteiro e estar preparado para possíveis objeções e questionamentos que poderão ser apresentados.

 

Treine a dicção e expressões corporais

A dicção e as expressões corporais falam por si só, ou seja, é preciso que as palavras sejam bem pronunciadas e o tom de voz seja o adequado.

A clareza e a objetividade precisam fazer parte do discurso, no entanto, não pode parecer a leitura de um documento. Desse modo, o tom monótono, muito baixo ou alto, irá prejudicar a sua apresentação.

Lembre-se também que o corpo fala, portanto, é fundamental que durante uma apresentação a postura seja observada, para isso:

  • movimente-se devagar,
  • mantenha a coluna ereta,
  • fale pausadamente.

Proponha interações

Como vimos, é preciso conhecer o assunto, estar preparado, falar com calma e manter uma postura adequada para que se possa alcançar os resultados desejados em uma oratória para advogados.

Além disso, e quando possível, propor uma interação com os participantes irá, por algum momento, tirar o foco que está todo dirigido a sua pessoa, possibilitando uma pequena pausa para respirar e preparar-se para a continuidade da exposição.

Como se observa, a advocacia exige dedicação, portanto, vale a pena avaliar as dicas apresentadas e passar a incorporá-las no seu dia a dia.

Para conhecer mais sobre o assunto e ter acesso a temas importantes, continue acompanhando o Advogados em Rede!

 

(Imagens: divulgação)