A gestão de tempo na advocacia é determinante para garantir a excelência na prestação dos serviços jurídicos, porém, ela é considerada um dos maiores desafios do profissional.
De forma geral, o mercado de trabalho é desafiadoramente competitivo para todas as áreas de atuação, mas, em especial na advocacia, a rotina do escritório é ainda mais exigente e complexa.
Afinal, no seu dia a dia, o advogado precisa estudar processos, cumprir prazos processuais e horários de audiências, dedicar-se ao atendimento jurídico do seu cliente e muitas outras demandas do escritório.
Uma pesquisa realizada pela ADV BOX, plataforma para escritórios digitais, aponta que 43% dos advogados dizem não terem controle sobre a produtividade de seus colaboradores, o que por certo é um grande problema para o dia a dia do escritório e na prestação dos serviços jurídicos.
Partindo do princípio que a gestão de tempo está diretamente associada à produtividade do profissional de Direito e a qualidade do serviço prestado, torná-la eficiente é fator determinante para o sucesso profissional e para a sua qualidade de vida.
Caso contrário, você sempre vai encerrar o seu expediente com o sentimento frustrante de que não conseguiu fazer tudo que, e como, deveria.
Continue a leitura e saiba mais sobre a importância e a necessidade de aprender a gerir o tempo na rotina do escritório de advocacia.
Por que a gestão de tempo é importante na advocacia?
Uma eficiente gestão de tempo envolve um bom planejamento, fator determinante para definir as prioridades e dar mais objetividade ao dia a dia do escritório, resultando em:
- menor esforço e mais foco,
- melhor aproveitamento das horas e maior produtividade,
- mais qualidade do serviço feito e prestado.
Outro ponto importante é que, a partir do momento que você tem planejamento sobre as tarefas a serem executadas no seu dia a dia, fica mais fácil antever cenários e identificar possíveis situações que exigirão tomadas de decisões.
O planejamento e o controle das atividades diárias do escritório também ajudam no sentido do advogado não se sentir sobrecarregado e sem rumo, principalmente no que diz respeito às prioridades das tarefas de cada dia e até da semana.
Esse controle reduz o estresse, deixa o profissional mais bem preparado para lidar com situações imprevistas e garante uma entrega de excelência na qualidade, resultando na satisfação do cliente.
A desafiadora rotina de trabalho dos advogados
Na questão da gestão do tempo na advocacia, um dos maiores desafios dos advogados, especialmente para os que trabalham por conta própria, é que a maioria deles precisa conciliar as tarefas administrativas com as jurídicas.
É comum encontrarmos advogados que dividem o seu tempo entre atender e orientar seus clientes, analisar documentos, estudar processos e acompanhar as diferentes fases processuais, organizar contestações, recursos, etc.
Além de precisarem cumprir prazos e horários para entregas de documentos, além de estarem prontos para as participações em audiências.
Sem contar que muitos deles ainda precisam gerir seus negócios e até mesmo fazer o controle e a cobrança dos honorários contratuais de seus clientes.
Nessa hora, ter o apoio de outros profissionais e começar a delegar tarefas pode ser o primeiro passo para uma melhor gestão de tempo.
Principais técnicas de gestão de tempo para advogados
Não existem dúvidas que a tecnologia é uma grande aliada na gestão do tempo, afinal, ela possibilita, por exemplo, a digitalização dos documentos, automação de processos, atendimentos, consultas, triagens e análise de precedentes legais, entre outras tarefas, online.
Também há algumas metodologias que alguns profissionais se baseiam para otimizar a sua gestão de tempo na advocacia e que você pode aplicar no seu escritório.
São elas:
Matriz GUT: conhecida como matriz de priorização. Tratando-se de gestão de tempo, a técnica é utilizada para identificar e priorizar tarefas/problemas classificando-os conforme gravidade, urgência e a tendência, dependendo da situação e objetivo do seu escritório.
Matriz Impacto x Esforço: a metodologia divide as tarefas a serem executadas em 4 grupos, classificando-as de acordo com o esforço necessário para a conclusão das mesmas e o impacto que elas geram no contexto do trabalho do escritório.
Pomodoro: a metodologia visa dividir a tarefa a ser executada em ciclos de 25 minutos de trabalho focado. Terminado o tempo, dedique 5 minutos para descanso. Terminados 4 ciclos, descanse 15 minutos.
Agora que você conferiu a importância da gestão de tempo na advocacia, que tal continuar a leitura e acessar muitos outros conteúdos de seu interesse no Advogados em Rede
(Imagens: divulgação)