Julho se pinta de amarelo para lutar contra as hepatites virais!
A campanha busca combater esse tipo de doença através do conhecimento e da promoção da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. A ideia é esclarecer dúvidas sobre as hepatites virais e incentivar práticas como a vacinação e a realização de testes.
As hepatites virais consistem em infecções do fígado que são altamente preveníveis e tratáveis, mas que mesmo assim resultam em um grande número de mortes em todo o mundo. Elas são causadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E), que podem provocar danos graves ao órgão e levar a complicações como câncer e cirrose quando não tratadas.
Os tipos de hepatite viral mais comuns no Brasil são A, B e C e a sua transmissão pode se dar de diversas formas:
Por relações sexuais sem proteção;
Pelo contágio fecal-oral, principalmente em lugares com condições precárias de saneamento básico, água e higiene pessoal;
Pelo contato com sangue contaminado ao compartilhar objetos perfuro-cortantes (alicates de unha, seringas, agulhas, lâminas de barbear);
Da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical);
Através de transfusão de sangue ou hemoderivados contaminados.
Vale lembrar que o direito à saúde está garantido na Constituição e que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta tratamento para todos os tipos de hepatites virais, além de oferecer a testagem da doença gratuitamente.
A Martucci Melillo Advogados Associados apoia o Julho Amarelo!