Fraudes no INSS: o que você precisa saber para se proteger 

Fraudes no INSS: o que você precisasaber para seproteger 

As fraudes no INSS são mais comuns do que muitos imaginam. Muitas pessoas só descobrem que foram vítimas depois que o prejuízo já aconteceu. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais e saber como se proteger.  

Tipos mais comuns de fraudes no INSS  

  • Benefício solicitado com documentos falsos:golpistas pedem o benefício em nome de outra pessoa usando documentos falsificados.  
  • Desvio de dinheiro do benefício:o pagamento do INSS é enviado para uma conta bancária diferente da conta do beneficiário.  
  • Falsificação para aumentar valor:documentos falsos são usados ​​para obter um benefício maior ou indevido.  
  • Descontos não autorizados:cobranças feitas diretamente no benefício sem autorização do segurado.  

Golpes que afetam os beneficiários:

  1. Ligação dizendo que o benefício está bloqueado:golpistas fingem ser do INSS e solicitam dados pessoais para “resolver” o problema.  
  2. Agendamento falso de perícia médica: é solicitado informações pessoais para agendar uma perícia que não existe. 
  3. Prova de vida online falsa:golpistas pedem fotos e documentos para fazer uma prova de vida que é uma farsa.  
  4. Cobrança de impostos para liberação de valores atrasados:golpistas pedem pagamento antecipado por meio de boletos falsos.  
  5. Antecipação do 13º salário e empréstimo consignado falso: golpistas solicitam documentos e informações para aplicar golpes financeiros usando dados do beneficiário. 

Como identificar e evitar fraudes ?

Fique atento às comunicações suspeitas, mudanças estranhas no extrato do benefício e movimentações bancárias que você não autorizou.

Para se proteger:

  • Nunca compartilhe seus dados pessoais ou bancários com números de telefones desconhecidos, e-mail ou WhatsApp, priorizando sempre os meios de contato oficiais, seja com o INSS ou profissionais que te auxiliem. 
  • Use apenas os canais oficiais do INSS, como o aplicativo “Meu INSS” e o telefone 135.  
  • Sempre verifique seus extratos bancários regularmente.  
  • Desconfie de links e mensagens suspeitas e evite clicar neles.

ATENÇÃO:

O INSS não entrará em contato, não mandará e-mail ou mensagem via WhatsApp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo “Meu INSS”. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS.

Veja o vídeo do Advogado Rafael Tavares (OAB/SP 392.371) que explica melhor e de forma mais simples sobre esse assunto tão importante para a população brasileira:

O que fazer se desconfiar de fraude?

Se achar que foi vítima de fraude, caso seja assistida por um advogado, somente estabeleça contato pelos meios de comunicação oficiais, porém, caso apenas tenha se dado conta após o ocorrido, registre um boletim de ocorrência e comunique o INSS imediatamente pelos canais oficiais. Junte todas as tentativas que conseguir para facilitar a investigação.  

Muitos casos podem ser resolvidos se uma denúncia for feita rapidamente. Se o problema persistir, busque ajuda jurídica para proteger seus direitos e pleitear ou ressarcir os valores perdidos.  

Descontos indevidos sem benefício e ressarcimento:

Em 2025, o INSS iniciou a devolução de valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas. Para isso, o beneficiário pode usar o aplicativo “Meu INSS” para consultar e contestar os descontos. O ressarcimento é feito pelo próprio INSS.