O networking no mundo jurídico possibilita grandes resultados, tanto para os advogados que constroem canais de relacionamentos e uma rede de contato que pode fazer toda a diferença quanto também para os clientes que acabam se beneficiando da situação.

Uma tese defendida pelo psicólogo norte-americano Stanley Milgram, no ano de 1967, aponta que qualquer ser humano está a apenas 6 contatos de qualquer pessoa do mundo.

The small world problem ou o problema do mundo pequeno, como ficou conhecido o seu estudo, defende que os relacionamentos possibilitam qualquer contato, portanto, quem aposta no networking está sempre mais próximo das oportunidades.

Independente de ser verdadeira ou não essa afirmação de Milgram, o fato é que o mercado valoriza cada vez mais essa estratégia, uma vez que quando se trabalha em um sistema colaborativo as chances de sucesso aumentam significativamente.

Continue a leitura do nosso artigo e saiba quais os benefícios que essa estratégia oferece à advocacia!

 

A importância do networking na advocacia

O networking é muito importante na advocacia, pois é a partir da construção de relacionamentos com outros profissionais que se consegue alcançar objetivos que possivelmente não seriam possíveis.

Através desses contatos, encontram-se novas oportunidades de trabalho e possibilidades de contar com profissionais que possam atuar em áreas específicas na qual os seus clientes estão precisando de apoio.

Também é através dessa estratégia que você pode:

  • criar relacionamentos com profissionais mais experientes,
  • adquirir novos conhecimentos,
  • descobrir novas soluções.

Por fim, você pode se colocar à disposição para contribuir em processos ligados à sua área de atuação.

 

Benefícios de fazer networking no mundo jurídico

 

Fazer networking no mundo jurídico colabora com a sua imagem como profissional perante os colegas, uma vez que, a partir de uma relação saudável e periódica se consolida uma relação que pode apresentar bons resultados.

Dentre os benefícios gerados para os advogados envolvidos, são destaques:

  • atingimento de objetivos,
  • recebimento de indicações,
  • obtenção de novos conhecimentos,
  • aquisição de experiência,
  • aumento da visibilidade junto ao mercado,
  • desenvolvimento pessoal e profissional.

Quando se quebra a ideia da concorrência e inicia-se um processo colaborativo, todos têm a ganhar, portanto, vale a pena apostar no networking como uma excelente estratégia de negócio.

 

Como fazer networking na advocacia

Existem muitas formas de fazer networking no setor jurídico.

A primeira delas é participar dos muitos eventos voltados a advocacia, como:

  • reuniões,
  • palestras,
  • cursos,
  • congressos,
  • feiras, etc.

Nesses encontros, existem grandes oportunidades de relacionamentos, onde se torna possível conhecer e apresentar-se para outros profissionais do segmento.

Outra excelente opção é marcar presença nas redes sociais, sendo possível mostrar sua especialidade, desde que em acordo com as regras estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além disso, é possível também participar de fóruns, debates e grupos, aproximando-se e desenvolvendo interações com outros colegas de profissão.

As indicações também fazem parte do dia a dia das atividades, especialmente quando se está sobrecarregado, portanto, é de bom-tom apresentar algum colega que poderá atender com qualidade o cliente que está lhe procurando.

Por fim, uma das melhores opções do mercado para desenvolver relacionamentos e construir um network de qualidade é fazer parte da plataforma Advogados em Rede e do Projeto Parceiros.

Trata-se de um ambiente virtual que tem por objetivo a aproximação de parceiros, promovendo a colaboração e contribuindo de maneira efetiva para o aumento de sua receita.

Para conhecer outras dicas valiosas e oportunidades que o mercado apresenta, continue acompanhando os artigos do Advogados em Rede!

 

(Imagens: divulgação)