5 principais erros no planejamento da aposentadoria

O planejamento da aposentadoria é fundamental para viver essa etapa da vida com mais tranquilidade, mas muitas pessoas ainda cometem erros ao realizá-lo.

Para que o plano elaborado traga bons frutos no futuro, é preciso tomar alguns cuidados importantes, que fazem toda a diferença nesse processo.

De acordo com o último Boletim Estatístico da Previdência Social, de fevereiro de 2024, o valor médio das aposentadorias urbanas é R$ 1.863,38, e o das rurais, R$ 1.415,06.

Dados como esse mostram a importância de se planejar, tomando as atitudes necessárias para manter um padrão de vida melhor e uma rotina repleta de bem-estar depois de se aposentar.

Por isso, preparamos este conteúdo, com os 5 principais erros cometidos no planejamento da aposentadoria. Conheça cada um deles e aprenda a evitá-los!

Erros mais comuns no planejamento da aposentadoria

Quando falamos em planejar esse momento tão importante da vida de um trabalhador, estamos falando sobre cuidados que devem ser tomados para que o aposentado mantenha um bom padrão de vida e possa aproveitar o seu merecido descanso.

Por isso, para você que está começando esse processo, aqui vão alguns erros comuns que devem ser evitados:

Atrasar o planejamento da aposentadoria

Há quem só pense no planejamento da aposentadoria quando ela já está se aproximando, o que pode acarretar uma perda significativa do tempo de preparo.

Quando o trabalhador começa a pensar nesse assunto com antecedência, é possível tomar medidas como poupar dinheiro e fazer investimentos. Quanto mais antecedência, maior será o resultado.

Mas, já que não é possível voltar no tempo, lembre-se: o melhor momento para começar a se planejar é agora.

Contar somente com a previdência

A previdência brasileira é uma garantia fundamental para os trabalhadores, permitindo que usufruam desse período de descanso após concluírem suas atividades profissionais.

Por outro lado, é difícil prever as mudanças pelas quais ela pode passar no futuro. A Reforma da Previdência de 2019, por exemplo, trouxe consigo muitas alterações.

Assim, pode ser mais vantajoso contar com outras opções, que funcionam como uma medida de segurança.

Deixar de contribuir

Infelizmente, muitas pessoas pensam que poderão trabalhar para sempre, o que faz com que deixem de se preparar para esse momento e elaborar um bom planejamento da aposentadoria.

Assim, há quem não tenha um bom planejamento da aposentadoria e acabe deixando de contribuir, o que traz impactos sérios à sua possibilidade de descansar após longos anos de serviço.

Por isso, lembre-se de manter as contribuições em dia.

Contribuir sem a orientação de profissional especializado

Um bom planejamento da aposentadoria é a chave para uma vida mais tranquila e saudável na terceira idade, mas o processo pode não ser tão simples assim.

Afinal, é preciso conhecer as regras vigentes no país, reunir documentos, analisar o tempo de contribuição do trabalhador, entre vários outros fatores.

Por isso, o mais indicado é contar com um profissional especializado para guiar esse processo.

Não guardar documentos

Muitas pessoas subestimam a importância dos documentos comprobatórios emitidos pelas empresas, os quais são necessários para iniciar o processo de aposentadoria.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), por exemplo, é um dos documentos mais importantes para o trabalhador que deseja ter acesso à aposentadoria especial, comprovando que trabalhou em um ambiente com exposição a agentes nocivos à sua saúde ou integridade física.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue por aqui e confira também nosso guia completo das regras de transição da aposentadoria por tempo de contribuição em 2024!

(Imagens: divulgação)