Diversas áreas da saúde estão em um movimento crescente de expansão, criando possibilidades variadas de capacitação profissional para o profissional da saúde e o servidor.
Buscar uma educação continuada na sua área é uma maneira de avançar na carreira, melhorando suas habilidades e conhecimentos, com o propósito de chegar a oportunidades de emprego cada vez melhores.
Assim, é fundamental que o servidor desse setor conheça os rumos que o ramo está tomando, buscando identificar caminhos que podem levá-lo a uma direção mais promissora na sua profissão.
Continue a leitura e conheça algumas possibilidades de capacitação em diferentes áreas da saúde!
A importância da capacitação continuada dos servidores da área da saúde
A educação continuada é um elemento crucial na carreira de qualquer profissional, podendo abrir portas importantes em novos ramos e cargos que demandam uma formação mais robusta.
No entanto, na área da saúde, essa demanda é ainda maior, já que os servidores devem estar sempre em busca do desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos, atualizando-se em relação a novos procedimentos e métodos.
Além disso, o profissional também pode se especializar em atividades mais específicas, que podem representar um caminho profissional com mais opções.
Dessa maneira, ao realizar cursos na área da saúde, os profissionais se mantêm atualizados em relação às inovações e demandas da área, além de garantirem um atendimento cada vez melhor aos pacientes.
Para saber mais sobre esse assunto, leia também nosso artigo sobre as diferenças entre o afastamento e a licença para capacitação.
Áreas mais procuradas para capacitação dos servidores da saúde
Atualmente, diversas áreas da saúde encontram-se em um movimento constante de expansão, tornando-se cada vez mais procuradas pelos profissionais do ramo.
No caso da educação continuada na enfermagem, podemos mencionar as seguintes possibilidades:
- gerontologia: estudo do envelhecimento em seus aspectos psicológicos, sociais e biológicos, auxiliando nos cuidados com pessoas idosas,
- síndromes geriátricas: condições de saúde que afetam a capacidade de uma pessoa idosa de gerir a sua vida e realizar tarefas cotidianas,
- Atenção Primária à Saúde (APS): refere-se a um conjunto de ações que visam a prevenção, proteção, diagnóstico e tratamento de diversas condições, sendo o primeiro contato da população com o sistema de saúde,
- abordagem domiciliar em cuidados paliativos interdisciplinares: atendimentos domiciliares que buscam promover a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.
Todas essas áreas contam com diversos cursos de capacitação, criando possibilidades de especialização para o profissional que deseja avançar na carreira.
Capacitações nas áreas da saúde oferecidas pelo governo
Uma das principais dúvidas entre os profissionais é como colocar em prática a sua formação continuada.
Afinal, para uma educação significativa, é preciso contar com instituições confiáveis e cursos capazes de elevar a qualidade da atuação do profissional.
Para isso, é possível recorrer ao governo federal, que oferece uma série de cursos de capacitação em parceria com boas universidades, promovendo o acesso da categoria a uma formação continuada de qualidade.
O portal UNA-SUS é uma excelente referência para consultar essas oportunidades, facilitando o acesso dos servidores a programas de formação e atualização profissional.
É possível encontrar, por exemplo, diversos cursos nas áreas da saúde que mencionamos anteriormente, para que o enfermeiro se mantenha atualizado em relação aos ramos em expansão no seu campo de atuação.
As ofertas incluem cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais, que abordam desde assuntos específicos, como o tratamento de doenças, até temáticas mais abrangentes, como políticas públicas em saúde.
Para saber mais sobre como investir na sua educação, continue por aqui e confira nosso artigo sobre a Lei 8.112/90 e como funciona o horário especial para o servidor estudante!
(Imagens: divulgação)