Seu pedido do INSS está em análise?

Como se já não bastasse a situação muitas vezes precária, o beneficiário ainda precisa passar por uma situação desgastante ao solicitar – o que é seu por direito -, um benefício do INSS.

Desde outubro o número de solicitações paradas com o status “em análise” no INSS subiu muito. Este status aparece ao realizar o pedido do benefício ou após o cumprimento de alguma exigência solicitada pelo INSS.

Benefícios solicitados estão parados há mais de 100 dias, sendo que existe um acordo do INSS com o STF que prevê a demora máxima de 90 dias para tal análise.

A demora é justificada pela falta de recursos humanos, que são insuficientes para a alta demanda, pelo mau funcionamento dos portais do INSS ou pela dificuldade técnica em acessar as plataformas do INSS pelo próprio beneficiário.

Após transcorrido esse prazo de 90 dias, se o beneficiário ainda estiver sem retorno de seu pedido de benefício, é possível procurar um advogado para saber se é possível ajuizar uma ação frente ao caso.