A educação continuada busca garantir serviços mais eficientes ao paciente e contribuir na construção do conhecimento do profissional da área da enfermagem.
A área da saúde é uma das mais impactadas pelas novas tecnologias e constantes descobertas, logo, a educação continuada é a porta para o enfermeiro estar sempre atualizado.
Sem contar que a conscientização da prevenção, dos cuidados com a saúde da população e o aumento da expectativa de vida tem aberto horizontes promissores para profissionais da área.
Principalmente depois da pandemia, a enfermagem passou a ser uma das profissões mais requisitadas do mundo.
Também é uma das profissões mais bem pagas no Brasil e, segundo o site Quero Bolsa, é o curso mais procurado na área da saúde.
Porém, o desempenho da função vai muito além da certificação do Curso Superior e a educação continuada avança na carreira, sendo uma das principais portas para o sucesso e realização profissional.
Quer saber mais sobre a importância e a necessidade da educação continuada na carreira da enfermagem?
A educação continuada
A educação continuada é conceituada como um processo permanente de treinamento, aperfeiçoamento e atualização, visando sempre o crescimento pessoal e profissional da pessoa e melhoria na qualidade do serviço prestado.
Também pode ser definida como as atividades de aprendizado e desenvolvimento do conhecimento após a conclusão do curso superior, objetivando atualizações na área da saúde, como nos setores afins, resultando em:
- mais conhecimento,
- atualizações constantes,
- aprimoramento nas habilidades.
A educação continuada ou permanente, como é chamada, pode envolver programas de treinamento, que podem ser oferecidos pela empresa ao trabalhador.
Bem como, o próprio profissional da área da enfermagem pode se aperfeiçoar constantemente investindo em cursos, conferências, especializações e até mesmo outras graduações.
Alguns sites de instituições de ensino superior e especializações, entre eles o Instituto da Enfermagem de Valor, informam que 80% dos profissionais atuantes na área já têm pelo menos uma pós-graduação no currículo.
Como a educação continuada contribui para o crescimento profissional de enfermeiros?
Como tudo evolui, todos precisamos reconhecer que o conhecimento e a educação são mutáveis, logo a busca do saber precisa ser permanente.
Nesse contexto, a educação continuada é a ferramenta para o profissional estar sempre se atualizando, aprimorando e se especializando ao longo da sua carreira.
Ela também é a porta para obtenção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de novas habilidades e competências profissionais. Isso também envolve o uso de novas tecnologias.
Outro fator importante que precisa ser lembrado é que os enfermeiros atuam em conjunto com outros profissionais, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, que trabalham visando o bem-estar e a saúde do paciente.
Nesse cenário, a educação continuada passa a ser um processo permanente para a promoção de conhecimentos e atualizações que envolvem a qualidade do serviço de toda uma equipe.
Os impactos da educação continuada no salário e oportunidades profissionais
Para você saber, uma publicação no LinkedIn traz dados da Associação Americana de Faculdades de Enfermagem, revelando que os enfermeiros que investem em educação continuada têm maior probabilidade de prestar melhores cuidados.
Especializações, capacitações e treinamentos aliados à melhor qualidade do serviço na assistência prestada ao ser humano garante boa reputação do profissional, novas oportunidades e altos salários.
Sem contar que ao investir em treinamentos, cursos e outras modalidades você também amplia a sua rede de contato, abrindo novas possibilidades de crescimento profissional.
Agora que você sabe como a educação continuada avança na carreira de enfermagem e contribui para a construção de uma carreira sólida, que tal continuar acompanhando o blog do escritório Martucci Melillo e conferir muitos outros conteúdos de seu interesse?
(Imagens: divulgação)