Gratificações: impactos para o servidor público da área da saúde

As gratificações fazem parte da remuneração do servidor público, mas não devem ser confundidas com os adicionais.

Esse tipo de remuneração é dividido em duas categorias. A primeira delas é paga quando o servidor atinge determinados objetivos ou quando ocupa funções específicas no órgão contratante.

Outra forma de gratificação é aquela definida a partir de uma negociação coletiva de trabalho ou, ainda, por meio de uma norma jurídica.

São direitos do servidor público que precisa estar atento a essas possibilidades, uma vez que se tratam de acordos previamente aprovados e estabelecidos.

As gratificações do servidor público

Como vimos, as gratificações do servidor público da área de saúde são valores agregados ao salário em função de desempenho ou de alguma condição específica, podendo também ser resultantes de acordos ou de uma determinação jurídica.

Já os adicionais são compensações legais pagas em função de atividades espeíficas, ou devido aos riscos envolvidos no seu trabalho.

Portanto, são situações diferenciadas que devem ser conhecidas.

Para esclarecer ainda mais, algumas gratificações pagas incluem:

  • anuênios
  • biênios
  • triênios,
  • sexta-parte
  • etc

O adicional, por sua vez, é pago pela instituição em função de trabalhos noturnos, insalubres, perigosos ou devido uma situação excepcional e muitas vezes temporária.

Tipos de gratificação no serviço público da saúde

Existem diversos tipos de gratificação no serviço público de saúde que são amplamente conhecidos. Um deles é voltado para o desempenho nas Atividades de Execução e Apoio Técnico à Auditoria (GDASUS).

Esse tipo de gratificação é destinado aos ocupantes de cargos de provimento efetivo no Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS).

Também é um direito dos servidores aprovados nas avaliações individuais e institucionais relacionadas à Gratificação de Desempenho da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (GDPST).

Outro exemplo é a Gratificação de Representação, paga aos servidores em cargos de comissão ou funções de confiança no estado de São Paulo.

Além disso, existe a gratificação Natalina, também conhecida como 13º salário, e outras relacionadas a funções gratificadas.

Impacto das gratificações na motivação e no desempenho do servidor público

Não há como negar que o recebimento de uma gratificação motiva qualquer profissional, especialmente quando há um claro reconhecimento pelo órgão pelos serviços prestados.

Essa ação influencia diretamente na motivação dos profissionais de saúde, uma vez que a valorização financeira contribui para a melhora do desempenho do servidor, bem como no aumento da sua satisfação pelo trabalho desenvolvido.

O resultado dessa valorização é uma melhora significativa no atendimento ao paciente, com impactos positivos na qualidade do serviço prestado e na simpatia dos cidadãos atendidos.

Portanto, as gratificações exercem um papel estratégico para os resultados das operações, onde um servidor público motivado acaba fazendo toda a diferença para a administração pública e nos resultados conquistados junto à sociedade e seus cidadãos.

É importante lembrar que, como qualquer outro profissional que recebe aprovação e reconhecimento, o servidor público também melhora sua disposição e trabalha para que o órgão em que atua seja bem avaliado pela opinião pública.

Portanto, as gratificações causam impactos positivos junto a esses profissionais que tanto se dedicam e se esforçam para a manutenção da saúde em nosso país.

Deseja saber mais sobre sua carreira? Leia nosso artigo que apresenta o direito dos servidores públicos a indenizações!

(Imagens: divulgação)